15 de dezembro de 2009

Algumas considerações sobre Deficiência Múltipla

Alunas autoras: Camila Maria Rodrigues; Regiane Maciel de Almeida

O texto que segue é uma resenha conceitual de Deficiência Múltipla do Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: Deficiência Múltipla e objetiva destacar alguns aspectos dessa deficiência no material citado organizado pelo MEC

O texto aborda o conceito de Deficiência Múltipla e diz que esta sofre variações entre os estudiosos da área. Alguns consideram que a deficiência múltipla pode ser dada pela ocorrência de apenas uma deficiência, uma vez que esta traga conseqüências em outras.

Outros autores consideram o que está contido na Política Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação (1994), que defende que a deficiência Múltipla se dá coma ocorrência simultânea de mais de uma deficiência, tais como; psíquica, física e sensorial, sem haver relação de dependência entre elas. Tais deficiências que independem uma da outra são denominadas deficiências primárias.

“A impressão que se tem ao pensar em deficiência múltipla é que constitua grave condição humana, um pressuposto equivocado (2000, pág. 49). Quando as pessoas pensam em deficiência múltipla vem logo á mente o preconceito ligado as diversas limitações e dependências, porém várias vezes uma deficiência, como a mental, pode ser mais comprometedora em termos de funcionamento do que a deficiência múltipla, como a associação da física com a visual. Baixe aqui texto na íntegra em PDF

8 de dezembro de 2009

Aula produtiva


A turma reunida por equipes para trabalhar as principais categorias dos textos: 1) Deficiência: da diferença ao desvio de Sadao Omote e 2) traduções para as palavras diferença/deficiência: um convite a descoberta de Rita Magalhaes. Quem se habilita aqui a pontuar tais categorias?